Caminhos históricos da regulamentação dos school-based occupational therapists nos Estados Unidos da América/ Historical pathways of school-based occupational therapists regulations in United States of America

Autores/as

  • Joana Rostirolla Batista de Souza
  • Patrícia Leme de Oliveira Borba
  • Roseli Esquerdo Lopes

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1990

Palabras clave:

Terapia Ocupacional/Tendências, Terapia Ocupacional/História, Educação, Escola, Exercício Profissional

Resumen

Introdução: Os Estados Unidos da América (EUA) destacam-se pela quantidade expressiva de terapeutas ocupacionais atuando profissionalmente em escolas e pela produção de regulamentações específicas dessa ação profissional. Este artigo deriva de uma revisão sistemática de mapeamento, por meio da qual reunimos 190 textos em torno da temática “terapia ocupacional e escolas”. Destes, 10 eram textos (ensaios teóricos, artigos de reflexão, um documento oficial e um artigo “informativo”) que se voltavam para a atuação dos “school-based occupational therapists” (SBOTs). Objetivo: Conhecer os caminhos pelos quais a regulamentação dessa atuação profissional ocorreu nos EUA, tomando-se legislações, documentos e publicações. Método: Realizou-se uma análise compreensiva das publicações selecionadas (10) e da legislação relacionada reunida (5), consideradas como documentos a serem também descritos, produzindo-se um panorama geral sobre o tema e uma historicização da regulamentação da atuação dos SBOTs no país. Resultados: Desde 1986, publicam-se artigos para o debate teórico e a reflexão acerca do desenvolvimento da terapia ocupacional estadunidense nas escolas. A essas, somam-se publicações na direção de constituir fundamentos teórico-práticos, compondo consensos operativos com vistas a viabilizar a contratação do serviço terapêutico-ocupacional nesse setor. Evidenciou-se o papel da associação profissional nacional estadunidense (AOTA), perpassando toda essa construção. Contudo, ao criarem-se determinados consensos, delimitou-se a ação profissional ao campo da deficiência, notadamente voltada a crianças e adolescentes. Conclusão: Compreender essa trajetória pode nos inspirar quanto às estratégias eficientes criadas pelos terapeutas ocupacionais nos EUA, não obstante, seja necessário apreender nossas singularidades e construir formas orgânicas de ampliarmos esse campo no Brasil.

Publicado

2020-06-29

Cómo citar

Souza, J. R. B. de, Borba, P. L. de O., & Lopes, R. E. (2020). Caminhos históricos da regulamentação dos school-based occupational therapists nos Estados Unidos da América/ Historical pathways of school-based occupational therapists regulations in United States of America. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 28(2), 467–484. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1990

Número

Sección

Artículo original