Análise dos conteúdos sobre acessibilidade e desenho universal nos cursos de graduação em arquitetura e terapia ocupacional no Brasil/ Analysis of curriculum content about accessibility and universal design in undergraduate architecture and occupational therapy programs in Brazil

Autores/as

  • Luciene Gomes Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Luísa Guillaumon Emmel UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO2628

Palabras clave:

Urbanismo, Formação Profissional, Acessibilidade Arquitetônica, Terapia Ocupacional

Resumen

A Acessibilidade e o Desenho Universal (DU) foram inicialmente voltados para a concepção de objetos, equipamentos e espaço físico para a Pessoa com Deficiência (PcD), mas passaram a ganhar maior relevância à medida que seus usos foram direcionados de forma a incluir a maioria das pessoas, independente de limitações físicas, cognitivas ou sensoriais. Considerando a importância desta temática para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo (AU) e de Terapia Ocupacional (TO) e a legislação referente aos temas na atualidade, buscou-se investigar como os conceitos de Acessibilidade e do DU vêm sendo contemplados nos currículos dos cursos de graduação destas profissões, focando nas instituições públicas federais e estaduais brasileiras. A amostra foi composta por 32 cursos de AU e 08 cursos de TO que tinham os projetos político pedagógicos, ementas, objetivos e conteúdos disponibilizados on-line. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados mostram uma complementariedade entre a atuação do terapeuta ocupacional e do arquiteto urbanista, enquanto na TO o enfoque da acessibilidade está no usuário, na AU o enfoque está no espaço. Foi possível visualizar uma multiplicidade de enfoques sobre acessibilidade entre as disciplinas, o que indica uma falta de  homogeneidade para este conteúdo entre as diversas universidades de ambos os cursos. Em relação ao DU, ele é contemplado de forma mais ampla nas disciplinas dos cursos de AU, com uma importante lacuna sobre sua inclusão nas disciplinas dos cursos de TO.

Biografía del autor/a

Luciene Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Formada em Arquiteura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos.

Docente  SENAC São Carlos.

 


  

Maria Luísa Guillaumon Emmel, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

É graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Foi uma das criadoras do curso de Terapia Ocupacional e do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, de onde é Professora Titular Sênior. Foi a primeira docente terapeuta ocupacional do Brasil a desenvolver espaços de pesquisa para terapeutas ocupacionais. Criou o Laboratório de Atividade e Desenvolvimento da UFSCar, em 1990, nucleando pesquisas de docentes, alunos de graduação e de pós graduação. Foi a idealizadora, junto com os alunos, da 1ª Semana de Estudos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Foi a primeira editora dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Foi membro do grupo que elaborou os projetos do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional (Mestrado e Doutorado), aprovados pela CAPES. Assumiu cargos administrativos, entre eles os de Coordenadora de curso de graduação, Chefe de Departamento, Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência nas áreas de Terapia Ocupacional e de Educação Especial, atuando principalmente com os seguintes temas: ocupação humana, uso do tempo, desenvolvimento humano, formação e capacitação em terapia ocupacional e acessibilidade. Foi docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da UFSCar e é docente do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.

Publicado

2020-04-26

Cómo citar

Gomes, L., & Emmel, M. L. G. (2020). Análise dos conteúdos sobre acessibilidade e desenho universal nos cursos de graduação em arquitetura e terapia ocupacional no Brasil/ Analysis of curriculum content about accessibility and universal design in undergraduate architecture and occupational therapy programs in Brazil. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 28(1), 164–186. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO2628

Número

Sección

Artículo original