Terapia ocupacional e comunicação alternativa: intervenção colaborativa com os parceiros de comunicação de uma criança com paralisia cerebral/ Occupational therapy and alternative communication: collaborative intervention with communication partners of a child with cerebral palsy

Autores/as

  • Mariana Gurian Manzini UFSCAR
  • Mirela de Oliveira Figueiredo
  • Ana Carolina Gurian Manzini
  • Claudia Maria Simões Martinez

Palabras clave:

Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência, Terapia Ocupacional, Modos de Intervenção, Paralisia Cerebral, Ensino

Resumen

Introdução: A terapia ocupacional pode utilizar dos recursos de comunicação alternativa, numa perspectiva sistêmica, para o engajamento ocupacional de crianças com paralisa cerebral que possuem limitações na comunicação oral e/ou escrita. Objetivo: Descrever procedimentos de intervenção colaborativa em terapia ocupacional com uso da comunicação alternativa executados por parceiros de comunicação de uma criança com paralisia cerebral. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza experimental e de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa os parceiros de comunicação (mãe, estagiária do curso de graduação em terapia ocupacional e professora) de uma criança com paralisia cerebral. Utilizou-se instrumentos indicados no Programa Comunica_PC, para identificação das habilidades comunicativas iniciais da criança, caracterização dos participantes, seleção das figuras para a prancha de comunicação, análise das filmagens e análise da percepção dos interlocutores sobre os procedimentos de intervenção. A coleta e análise foram estruturadas em 5 fases: Fase 1: Conhecimento inicial dos participantes; Fase 2: Capacitação Teórica; Fase 3: Capacitação Prática; Fase 4: Confecção do recurso de comunicação alternativa; e Fase 5: Percepção dos interlocutores após a implementação da comunicação alternativa Resultados: Obteve-se a formação teórica e prática dos parceiros de comunicação, incluindo a sua sensibilização por meio da dinâmica e capacitação prática. Tais procedimentos se constituíram em elementos fundamentais para a aprendizagem dos parceiros de comunicação perante o uso dos recursos de comunicação alternativa. Conclusão: O Programa Comunica_PC consistiu numa estratégia motivadora como meio de aprendizagem dos interlocutores para uso da comunicação alternativa em criança com paralisia cerebral.

Biografía del autor/a

Mariana Gurian Manzini, UFSCAR

DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Publicado

2021-04-14

Cómo citar

Manzini, M. G., Figueiredo, M. de O., Manzini, A. C. G., & Martinez, C. M. S. (2021). Terapia ocupacional e comunicação alternativa: intervenção colaborativa com os parceiros de comunicação de uma criança com paralisia cerebral/ Occupational therapy and alternative communication: collaborative intervention with communication partners of a child with cerebral palsy. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 29, e2057. Recuperado a partir de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2720

Número

Sección

Artículo original