Activity card sort e o repertório ocupacional de idosos: uma revisão integrativa da literatura/ Activity card sort and the occupational repertoire of older adults: an integrative literature review

Autores/as

  • Lilian Dias Bernardo Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Tatiana Barcelos Pontes Research Associate of University of Western Ontario
  • Klysna Imbroinisio de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Rafaela Guilherme Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Tainá Maria Silva Deodoro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida University of Western Ontario

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Idoso, Participação Social, Atividades Cotidianas, Literatura de Revisão como Assunto

Resumen

Introdução: O Activity Card Sort(ACS) é uma ferramenta desenvolvida para avaliar a participação de idosos em atividades instrumentais de vida diária, sociais e de lazer de baixa e alta demanda. É considerado um instrumento de avaliação útil para o processo terapêutico ocupacional utilizando uma abordagem baseada nas ocupações e centrada no cliente. Objetivo: Analisar as principais características da produção científica sobre a utilização do ACS na população de idosos. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Para a seleção dos registros bibliográficos, foram selecionadas seis fontes de informação, sem recorte temporal. Na organização e análise dos dados, foi criada uma coleção dos registros bibliográficos para realizar a análise descritiva e, na construção e visualização de redes bibliométricas, foi aplicado o VOSviewer. Resultados: A amostra foi composta por 67 artigos. Os objetivos das pesquisas eram direcionados a examinar as propriedades psicométricas do instrumento, utilizar o ACS para comprovar o impacto das deficiências na participação e engajamento em atividades ou usar o ACS como medida de desfecho em diferentes intervenções. Conclusão: O instrumento se apresentou como uma opção que enriquece o processo avaliativo na terapia ocupacional, uma vez que apresentou boas propriedades psicométricas, foi capaz de capturar o nível de participação em diferentes populações, assim como pôde ser usado como medida de desfecho para intervenções que se preocupam com o engajamento em ocupações.

Biografía del autor/a

Lilian Dias Bernardo, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora em saúde coletiva

Tatiana Barcelos Pontes, Research Associate of University of Western Ontario

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (USP)

Klysna Imbroinisio de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

estudante de terapia ocupacional

Rafaela Guilherme Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

estudante de terapia ocupacional

Tainá Maria Silva Deodoro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

estudante de terapia ocupacional

Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida, University of Western Ontario

Doutor em Ciências e Tecnologias em Saúde (UnB); Postdoctoral associate of University of Western Ontario

Publicado

2021-04-23

Cómo citar

Bernardo, L. D., Pontes, T. B., de Souza, K. I., Ferreira, R. G., Deodoro, T. M. S., & Almeida, P. H. T. Q. de. (2021). Activity card sort e o repertório ocupacional de idosos: uma revisão integrativa da literatura/ Activity card sort and the occupational repertoire of older adults: an integrative literature review. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 29, e2130. Recuperado a partir de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2815

Número

Sección

Artículo de revisión y/o actualización de literatura