Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's disease

Autores/as

  • Ana Julia de Souza Caparrol Universidade Federal de São Carlos
  • Gabriela Martins Universidade Federal de São Carlos
  • Gustavo Carrijo Barbosa Universidade Federal de São Carlos
  • Aline Cristina Martins Gratão Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Cuidadores, Doença de Alzheimer, Idoso, Cognição, Terapia Ocupacional

Resumen

Introdução: As intervenções cognitivas podem ser importantes estratégias de apoio aos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer (DA), uma vez que melhoram sua saúde física e mental. Objetivo: Avaliar e analisar os efeitos de intervenção psicoeducativas com enfoque em treino cognitivo sobre a cognição, ansiedade, estresse e sobrecarga em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, controlado e cego realizado com 37 cuidadores informais divididos em Grupo Intervenção Domiciliar (GID) e Grupo Controle (GC). Os participantes foram avaliados antes e após a intervenção por meio do Addenbrooke’s Cognitive Examination-Revised, Escala de Estresse Percebido, Inventário de Depressão e Ansiedade de Beck e Escala de Sobrecarga de Zarit. Resultados: Houve melhora significante no GID para sintomas de estresse (p= 0,0027), cognição (p= 0,003; p= 0,008), atenção/orientação (p= 0,004), memória (p= 0,017) e fluência verbal (p= 0,023). Quanto ao GC, apesar da melhora nos parâmetros, essa não foi significativa. Conclusão: A intervenção em cuidadores de forma domiciliar é uma importante ferramenta para a melhora na cognição e estresse em cuidadores de idosos com DA, mas não parece ter a mesma eficácia para sintomas de sobrecarga, o que evidencia a necessidade de estratégias específicas para este domínio.

Biografía del autor/a

Ana Julia de Souza Caparrol, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

Gabriela Martins, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

Gustavo Carrijo Barbosa, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Gerontologia, Programa de Pós Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

Aline Cristina Martins Gratão, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências, Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

Publicado

2021-10-19

Cómo citar

Caparrol, A. J. de S., Martins, G., Barbosa, G. C., & Gratão, A. C. M. (2021). Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer’s disease. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 29, e2886. Recuperado a partir de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2886

Número

Sección

Artículo original