A atividade de extensão na terapia ocupacional: revisão de escopo na literatura nacional

Autores/as

Palabras clave:

Relações Comunidade-Instituição, Produção Científica e Tecnológica, Terapia Ocupacional, Ensino Superior

Resumen

Introdução: A extensão universitária possibilita a inter-relação entre a universidade e a sociedade, além da democratização do conhecimento acadêmico. Objetivo: Analisar e caracterizar a literatura nacional referente à extensão universitária da terapia ocupacional brasileira. Método: Revisão de escopo nos periódicos: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da USP e Revista Baiana de Terapia Ocupacional. Foram utilizadas as palavras-chaves “extensão universitária”, “atividade de extensão”, “atividade extensionista” e “extensão”. Realizou-se a análise dos dados quantitativos por meio de estatística simples de frequência e média e dos qualitativos por categorização temática. Resultados: A amostra foi composta por 43 publicações, sendo 25 artigos originais, 17 relatos de experiência e 1 editorial publicados entre 2003 e 2020. As publicações abordavam sobre atividade, projeto e/ou programa de extensão, sendo diversos os objetivos, participantes, locais e ações concretizadas. Alguns estudos, além de descrever as atividades de extensão, apresentaram temas reincidentes que propiciaram a criação de quatro categorias temáticas: “indissociabilidade entre ensino e pesquisa”, “relação da universidade com a comunidade”, “processo de ensino-aprendizagem” e “formação discente”. Conclusão: Verificou-se que a extensão universitária realizada pelos docentes dos cursos de graduação em terapia ocupacional no Brasil foi realizada de forma integrada com o ensino e a pesquisa. A extensão universitária tem favorecido a relação entre a sociedade e a universidade, uma vez que os projetos/atividades têm respondido às demandas sociais e favorecido à democratização do saber acadêmico. Tais projetos/atividade têm impactado positivamente no processo de ensino e aprendizagem dos graduandos em terapia ocupacional no Brasil, pois propiciam uma formação crítica e reflexiva.

Publicado

2022-01-29

Cómo citar

Figueiredo, M. de O., Batistão, R., Silva, C. R., Martinez, C. M. S., & Roiz, R. G. (2022). A atividade de extensão na terapia ocupacional: revisão de escopo na literatura nacional. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 30, e2908. Recuperado a partir de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2908

Número

Sección

Artículo de revisión y/o actualización de literatura