Análise da acessibilidade e a percepção de pessoas com deficiência em embarcações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO259033831

Palabras clave:

Acessibilidade Arquitetônica, Meios de Transporte, Pessoas com Deficiência

Resumen

Introdução: A Ilha de Marajó, no Estado do Pará, é composta por 16 municípios. Cerca de 20,3% de sua população apresenta algum tipo de deficiência e o principal meio para a saída e chegada da ilha é o transporte aquaviário. Objetivo: Analisar a acessibilidade em embarcações que transladam dos municípios da Ilha de Marajó para a capital do Estado. Método: Pesquisa quantiqualitativa, descritiva e exploratória com a participação de 23 pessoas com deficiência física e/ou sensorial. Dez embarcações foram analisadas. O estudo está dividido em duas etapas: análise da percepção das pessoas com deficiência por meio de entrevista semiestruturada e análise da acessibilidade das embarcações com uso de checklist baseado na norma NBR 15450:2006. Resultados: A maioria dos participantes não considerou as embarcações acessíveis e encontra dificuldades para acessá-las e permanecer nelas. A análise das embarcações mostrou que as médias de conformidade com as normas nos espaços avaliados foram inferiores a 50%. Conclusão: Há concordância entre as dificuldades apontadas pelos participantes e a não aplicação da norma NBR 15450:2006, indicando que a ausência da acessibilidade limita o acesso e a mobilidade de indivíduos com deficiência que utilizam os transportes aquaviários na região da Ilha de Marajó. Habitantes da ilha de Marajó (marajoaras) que apresentam deficiência física e/ou sensorial podem ser privados do direito básico de ir e vir, enfrentando barreiras em sua autonomia e independência com relação à mobilidade e outras ocupações que dela dependem.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Corrêa, I. T., Omura, K. . M., & Paixão , G. M. da . (2023). Análise da acessibilidade e a percepção de pessoas com deficiência em embarcações. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 31, e3383. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO259033831

Número

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Artículo original