Terapia ocupacional e educação: um estudo documental sobre a formação acadêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO266434741

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Educação, Instituições Acadêmicas, Formação Professional

Resumen

Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em terapia ocupacional apontam para uma formação voltada para a atuação em diversos campos, o que inclui o campo da educação. Objetivo: Identificar como se dá a formação do terapeuta ocupacional para atuação no contexto escolar, a partir da análise de documentos de cursos de graduação em terapia ocupacional brasileiros. Método: Trata-se de um estudo documental realizado por meio da análise de Projeto Político-Pedagógico, Grade Curricular e Ementários de disciplinas de cursos de graduação em terapia ocupacional brasileiros. Os dados foram organizados em planilhas do Excel e analisados descritivamente por meio de abordagem qualitativa. Resultados: Do total de 61 cursos de graduação em terapia ocupacional no Brasil, foram consultados documentos referentes a 33 deles; destes, apenas metade (n=16) apresenta componentes curriculares específicos voltados para a área de educação, sendo que a maioria deles (n=14) oferece tais conteúdos de forma obrigatória. Em relação aos cursos que oferecem disciplinas específicas sobre a educação, aponta-se para um possível reconhecimento da importância da abordagem destes conteúdos na formação do terapeuta ocupacional, uma vez que, em sua maioria, são disciplinas de caráter obrigatório. Ressalta-se a importância de que sejam realizados investimentos na área, considerando as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais e das recomendações apontadas em Resoluções específicas da área. Conclusão: Acredita-se que o presente estudo contribui para o avanço das reflexões sobre a formação do terapeuta ocupacional para atuação no contexto escolar e incentiva a realização de novos estudos sobre o tema.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Roriz, D. V., Lins, S. R. A., & Farias, M. N. (2023). Terapia ocupacional e educação: um estudo documental sobre a formação acadêmica. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 31, e3474. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO266434741

Número

Sección

Artículo original