A vivência cotidiana das crianças durante a pandemia da Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO275135811%20

Palabras clave:

Crianças, Atividades Cotidianas, Saúde Mental, Terapia Ocupacional, Covid-19

Resumen

Introdução: O cenário da pandemia da Covid-19 impactou significativamente a vida das pessoas, de forma que as crianças foram um dos grupos sociais mais afetados. Objetivo: Compreender como as crianças vivenciaram o cotidiano na pandemia da Covid-19, a partir de sua própria perspectiva. Método: Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 19 crianças de 9 a 11 anos, vinculadas a uma escola pública. Para a coleta de dados, foi utilizada a elucidação gráfica como disparador da temática e uma entrevista semiestruturada. Os dados produzidos foram analisados com base na análise temática. Resultados: Quatro temas emergiram: a compreensão das crianças sobre a Covid-19 e os sentimentos gerados; a morte e o luto em decorrência da pandemia; as relações familiares; e a vulnerabilidade social vivenciada pelas famílias. Os resultados evidenciaram a clareza das crianças sobre a origem do vírus e sua propagação, os riscos advindos da contaminação e a importância da vacina. Em algumas famílias foi possível compartilhar mais momentos juntos e, em outras, houve o distanciamento, conflitos e relatos de violência. O desemprego e a fome também se fizeram presentes. Conclusão: Os resultados permitiram identificar como as crianças vivenciaram a pandemia em um cenário de maior vulnerabilidade social, a partir das vozes e perspectivas das próprias crianças. Compreende-se que o investimento em estudos dessa natureza possibilita o melhor enfrentamento de situações futuras adversas, favorecendo o seu desenvolvimento e saúde mental, com base na proposição de políticas públicas e estratégias de cuidado a essa população

Publicado

2023-12-13

Cómo citar

Camargo, A. P., & Fernandes, A. D. S. A. (2023). A vivência cotidiana das crianças durante a pandemia da Covid-19. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 31, e3581. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO275135811

Número

Sección

Artículo original