Repercussões da pandemia de COVID-19 nas ocupações de pré-escolares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO285037031%20

Palabras clave:

Atividades Cotidianas, Pré-escolar, COVID-19, Desenvolvimento Infantil

Resumen

Introdução: O distanciamento físico decorrente da pandemia de COVID-19 acarretou restrição ao domicílio e alterou as formas usuais de concretização das ocupações de crianças, privando-as de experiências promotoras do desenvolvimento. Objetivo: Identificar as repercussões da fase inicial da pandemia de COVID-19 nas ocupações de pré-escolares. Método: Estudo descritivo, quantitativo, transversal, com 35 responsáveis por pré-escolares de 3 anos, do município do Rio de Janeiro. Utilizou-se questionário autoaplicável para investigar as modificações nas ocupações infantis na fase inicial da pandemia. Resultados: Ocorreram transformações em todas as ocupações investigadas: interação com pares (100%), parentes (94,2%) e participantes (91,4%); lazer (97,1%); brincar (91,4%); alimentação (88,6%); atividades em tela (88,6%); atividades físicas (80%); e sono (68,6%). Identificou-se redução/ausência de brincadeiras em ambientes externos, maior demanda pelo adulto na brincadeira, ausência do brincar com pares e maior tempo de brincadeira em eletrônicos. O lazer tornou-se menos frequente, mais restrito e voltado às telas. Destarte, aumentou o tempo de exposição diária às telas. Verificou-se ausência/diminuição importante da interação presencial com pares e parentes, redução das atividades físicas (frequência e variedade), dificuldade em manter uma rotina alimentar organizada e mudanças nos horários de sono. Tais resultados são discutidos e corroborados pela literatura atual sobre o tema. Conclusão: Na fase inicial da pandemia, de maior rigor do distanciamento físico, as crianças enfrentaram restrições importantes em suas ocupações, com limitações na diversidade, quantidade e qualidade das oportunidades para seu pleno desenvolvimento. Logo, a vivência do contexto pandêmico pode ter se configurado como força despotencializadora do desenvolvimento infantil.

Publicado

2024-12-09

Cómo citar

Pinheiro, C. L., Vitorio, S. G. S., & Figueiredo, M. de O. (2024). Repercussões da pandemia de COVID-19 nas ocupações de pré-escolares. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 32(spe1), e3703. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO285037031

Número

Sección

Artículo original