Produzindo sentidos a partir da e com a escola: contribuições illichianas para a terapia ocupacional na área da educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN285537111Palabras clave:
Terapia Ocupacional, Educação, EscolasResumen
Este ensaio oferece uma reflexão sobre os referenciais teórico-metodológicos da terapia ocupacional na educação, explorando sua interface com contextos sociais e considerando as regulamentações e os parâmetros relativos à inserção profissional e às práticas previstas nessa área de atuação. O estudo teórico-conceitual sobre terapia ocupacional e educação foi somado com leituras sobre as instituições escolares e por fundamentos filosóficos e sociológicos da educação, com o objetivo de, ao final, agregar contribuições à área. Os resultados indicam que o pensamento sociopedagógico de Ivan Illich não se destaca como um referencial teóricometodológico na área da mesma forma que o de Paulo Freire, embora seu diálogo histórico com Freire sobre escola, escolarização e transformação social seja relevante. Buscou-se, portanto, compreender em que medida a ideia de desescolarização radical da sociedade de Illich e suas propostas educativas poderiam oferecer aportes para as ações profissionais no contexto escolar, considerando a educação informal como uma dimensão crucial da vida cotidiana, a troca de saberes e fazeres como uma atividade realizada por todos, e defendendo a educação formal como um direito social a ser garantido a todos, promovendo uma escola efetivamente aberta, participativa e socialmente transformadora.
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