Experiências de familiares de crianças com deficiência no processo de inclusão escolar na rede pública regular de ensino: um estudo de caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-%208910.ctoAO391937911%20

Palabras clave:

Família, Inclusão Escolar, Educação, Terapia Ocupacional, Crianças com Deficiência

Resumen

Introdução: Para respeitar a diversidade humana e atender às diferentes necessidades educacionais, o processo de escolarização requer diálogos e construções compartilhadas entre educadores, famílias e estudantes. Objetivo: Este estudo visa analisar como familiares de crianças com deficiência matriculadas na rede pública regular de ensino do município de São Paulo compreendem o impacto da escolarização dessas crianças em seus cotidianos. Método: Realizou-se um estudo de caso descritivo. Foram entrevistadas quatro mães de crianças com deficiência estudantes matriculadas no 1º ciclo do ensino fundamental. Após a seleção intencional do primeiro participante, os demais foram identificados via método Bola de Neve. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo a análise de conteúdo temática. Resultados:Quatro núcleos temáticos foram identificados: 1) a relação entre família e escola; 2) a escola e o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência; 3) os impactos da escolarização no cotidiano de estudantes com deficiência e seus familiares; 4) o papel da mãe e das redes de apoio na escolarização dos filhos com deficiência. As mães relataram dificuldades na relação com as escolas. Perceberam que as escolas implementaram ações que dificultaram a participação de estudantes com deficiência. Contaram com o apoio de outras mães de crianças com deficiência para assegurar o direito à educação de seus filhos. Além da melhoria na socialização, não foram observados impactos significativos da escolarização no cotidiano familiar. Conclusão: É necessário repensar o papel das escolas na construção de uma educação transformadora para todos. O terapeuta ocupacional pode atuar como facilitador desse processo.

Publicado

2024-12-09

Cómo citar

Nakamura, B. M., & Souza, C. C. B. X. de. (2024). Experiências de familiares de crianças com deficiência no processo de inclusão escolar na rede pública regular de ensino: um estudo de caso. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 32(spe1), e3791. https://doi.org/10.1590/2526- 8910.ctoAO391937911

Número

Sección

Artículo original