Construção de um Serious Games para crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO392037941Palabras clave:
Terapia Ocupacional, Jogos de Computador, Transtornos das Habilidades MotorasResumen
Introdução: Os Serious Games são jogos com objetivo de aprendizagem que visam melhorar habilidades motoras e cognitivas ao simular desafios semelhantes aos da vida real. Isso os torna adequados, pois permite o tratamento, diagnóstico e avaliação de condições de saúde, sendo possível utilizar em intervenções com crianças que possuem Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Objetivo: Apresentar a construção de um Serious Game para intervenção com crianças que apresentem diagnóstico/suspeita de TDC. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo que propõe a criação de um Serious Game para estimulação do desempenho motor de crianças com TDC. Foi construído por uma equipe formada por três professoras e duas alunas do curso de terapia ocupacional, um professor e um aluno do curso de Ciências da Computação, uma professora e um aluno do curso de Design, no período de agosto de 2020 a agosto de 2022. Resultados:O jogo inicialmente planejado para o Kinect foi adaptado para funcionar em computadores com reconhecimento por webcam, resultando no jogo “BRINCOORD”. Ele inclui três estágios jogáveis projetados para trabalhar as competências de desempenho em crianças com TDC. Conclusão: O “BRINCOORD” é uma iniciativa inovadora que destaca os jogos como uma ferramenta terapêutica promissora. Embora a pesquisa nesta área esteja em desenvolvimento, há poucos estudos sobre os efeitos dos jogos na melhoria das habilidades motoras de crianças, especialmente crianças com TDC. Diante disso, espera-se que o “BRINCOORD” possa contribuir paras as evidências futuras sobre o uso de Serious Games na intervenção com crianças com TDC.
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