Política de educação inclusiva em Portugal: implicações para a prática dos terapeutas ocupacionais

Autores/as

  • Mónica Silveira-Maia Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-3975-7900

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN392337961%20

Palabras clave:

Educação, Inclusão, Terapia Ocupacional

Resumen

Este ensaio teórico pretende analisar implicações do atual quadro de valores e da política de educação inclusiva em Portugal para a prática dos terapeutas ocupacionais. Tendo como ponto de partida o imperativo de uma prática guiada pelo modelo biopsicossocial, pela abordagem multinível e pelo desenho universal para a aprendizagem, discutem-se as reconfigurações necessárias à prática dos terapeutas ocupacionais no contexto educativo. Assim, contrapõem-se as práticas estabelecidas de reabilitação, individuais (em sala de apoio) e remediativas, com a necessidade de expandir a ação dos terapeutas ocupacionais para a habilitação ambiental, para uma intervenção na e com a comunidade escolar e para respostas preventivas que abarquem a escola como um todo. Perante esses eixos de expansão, propõe-se a necessidade de incorporar na prática dos terapeutas ocupacionais abordagens estruturadas de trabalho colaborativo, modelos de avaliação e intervenção orientados para a participação e programas preventivos para a promoção da participação e sucesso de toda a comunidade escolar.

Publicado

2024-12-09

Cómo citar

Silveira-Maia, M. (2024). Política de educação inclusiva em Portugal: implicações para a prática dos terapeutas ocupacionais. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 32(spe1), e3796. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN392337961

Número

Sección

Artículo de reflexión o ensayo