Planejamento, implementação e avaliação das ações de terapeutas ocupacionais em uma rede de apoio à inclusão escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO392838021%20

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Educação Especial, Redes de Apoio Social, Paralisia Cerebral, Consultoria

Resumen

Introdução: A atuação em redes de o apoio à inclusão escolar é uma recomendação recorrente na literatura da Educação Especial, que enfatiza a adoção de estratégias diversificadas para garantir a permanência e a participação de estudantes com deficiência. Objetivo: Analisar o processo de planejamento, implementação e avaliação das ações de terapeutas ocupacionais em uma rede de apoio à inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral, matriculada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Maceió/AL. Método: Desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, a investigação caracteriza-se como uma pesquisaação. O trabalho em rede seguiu o modelo e as etapas da Consultoria Colaborativa. Profissionais do CMEI envolvidos com a estudante e um grupo de terapeutas ocupacionais da rede pública de saúde participaram do estudo. Os dados obtidos foram tratados por meio da análise temática. Resultados: As ações da rede desempenharam um papel positivo tanto na participação da criança nas atividades escolares quanto na reflexão dos envolvidos sobre o processo de inclusão e suas interfaces. O processo colaborativo mostrou-se um importante instrumento de formação, tanto para os terapeutas ocupacionais quanto para os profissionais do CMEI. A análise realizada comprova a tese de que uma política educacional de inclusão escolar voltada para garantir o direito à educação de crianças com deficiência requer a implementação de uma rede de apoios diversificados. Conclusão: Para estudos futuros, sugere-se a investigação em contextos que já possuam serviços diversificados, visando analisar seu funcionamento, avaliar o nível de articulação e identificar formas de aperfeiçoá-los.

Publicado

2024-12-09

Cómo citar

Calheiros, D. dos S., Mendes, E. G., Dounis, A. B., Santos, E. M. de S., Silva, F. C. da, & Nabuco, T. Q. de A. (2024). Planejamento, implementação e avaliação das ações de terapeutas ocupacionais em uma rede de apoio à inclusão escolar. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 32(spe1), e3803. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO392838021

Número

Sección

Artículo original