Juventude, escola unitária e o caminho para a formação de dirigentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-%208910.ctoAO393838151%20Palabras clave:
Filosofia, Educação, JuventudeResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da escola unitária de Gramsci no processo de formação e conscientização das juventudes provenientes das classes subalternas. Para tanto, foram analisados textos escritos por esse autor antes e durante o cárcere. A partir deles, buscamos demonstrar que Gramsci acreditava que a escola deveria garantir aos jovens o acesso aos conhecimentos necessários para o exercício das funções de direção. Além disso, este trabalho também buscou demonstrar como, no modo de produção capitalista, o processo de escolarização da juventude ocorre de forma dicotômica: enquanto alguns terão acesso a uma escolarização que visa formar dirigentes (especialistas + políticos), a maioria terá acesso a um conhecimento destinado apenas à execução passiva das tarefas demandadas pelo atual estágio de desenvolvimento do capital. Nesse sentido, a luta pela escola unitária representa a defesa do direito de todos os estudantes ao acesso ao conhecimento sistematizado e a uma cultura geral, humanista, constituindo-se como antítese à formação burguesa, de caráter dualista.
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