As alterações de linguagem e seus sentidos: efeitos de um trabalho fonoaudiológico em rede/Language disorders and their meanings: the effects of a speech-language pathology network activity

Autores/as

  • Rosana Carla do Nasciemento Givigi universidade Federal de Sergipe
  • Beatriz Campos Mudo
  • Bruna de Souza Diógenes
  • Iara Maria Ferreira Santos

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.101

Palabras clave:

Sinais, Transtornos da Linguagem, Relações Profissional-Família, Educação, Fonoaudiologia

Resumen

Este estudo, realizado no campo da Fonoaudiologia, seguiu os pressupostos epistemológicos do Interacionismo Brasileiro, articulado com a Análise do Discurso e as Redes de Significação. Objetivou analisar os efeitos do trabalho de intervenção com crianças, suas famílias e escolas. A intervenção teve como meta a construção da linguagem e a modificação dos sentidos atribuídos a esses sujeitos. O dispositivo metodológico foi o do método clínico-qualitativo e da pesquisa-ação. Os participantes foram cinco crianças com alterações de linguagem, de idade de 0 a 5 anos, suas famílias e escolas. O período de realização da intervenção em pauta foi de dois anos. Os procedimentos foram distintos para as diferentes redes: criança, família, escola. A terapia fonoaudiológica foi semanal e utilizou-se a abordagem interacionista. Com as famílias foram feitas entrevistas e encontros de grupo de pais. Na escola, as visitas foram semanais e na perspectiva da pesquisa-ação colaborativa. Como resultados destacam-se modificações no comportamento das crianças; modificação dos sentidos dados às alterações de linguagem; tentativas comunicativas; interações mais eficazes; trabalho colaborativo nas escolas, dentre outros. A ideia do desenvolvimento humano constituído através de um processo histórico-cultural de significações foi o fio condutor ao longo do estudo. Verificou-se que após o trabalho em redes houve uma gradual modificação de sentidos das alterações de linguagem por parte dos pais, dos agentes educacionais e das crianças atendidas. Discute-se que as concretas condições de vida e as práticas discursivas se interpelam durante todo o tempo, sendo possível pensar as dinâmicas das relações e os processos em desenvolvimento.

Biografía del autor/a

Rosana Carla do Nasciemento Givigi, universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe. Com experiência clínica e institucional. Trabalha atualmente com Comunicação Alternativa; Linguagem; Educação Inclusiva.

Publicado

2015-03-30

Cómo citar

Givigi, R. C. do N., Mudo, B. C., Diógenes, B. de S., & Santos, I. M. F. (2015). As alterações de linguagem e seus sentidos: efeitos de um trabalho fonoaudiológico em rede/Language disorders and their meanings: the effects of a speech-language pathology network activity. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 23(1), 163–175. https://doi.org/10.4322/cto.2014.101

Número

Sección

Artículo original