FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES

Autores/as

  • SIMONE CRISTINA FANHANI MARINS
  • MARIA LUISA G. EMMEL

Resumen

A formação em Terapia Ocupacional se fundamenta em conteúdos teóricos e práticos que capacitam os profissionais para disponibilizarem à população atendida elementos que possibilitem o alcance de autonomia e funcionalidade, seja no contexto da saúde física, mental e/ou social. Isto se dá tanto  a partir do enfoque da qualidade de vida como dos fatores de  intervenção e reabilitação. Outro aspecto dos conteúdos desta formação é que ela favorece a articulação em equipes multiprofissionais nas quais exerce importante contribuição. A legislação profissional legitima ao terapeuta ocupacional a utilização de recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva a pessoas com ou sem necessidades educacionais especiais, no ambiente domiciliar e social, como a escola, o trabalho, e o lazer. Apesar disso, nem todos os cursos de formação oferecem disciplinas relacionadas a estes conteúdos em sua grade curricular obrigatória. O objetivo deste artigo é promover uma reflexão sobre o processo de formação do terapeuta ocupacional, considerando-se para isso seus subsídios teóricos, bem como sua prática supervisionada para atuar na área de tecnologia assistiva e acessibilidade. A articulação deste profissional instituirá uma atuação reconhecida e eficiente de acordo com as novas tendências observadas no mercado de trabalho. Para isso reforça-se a importância da formalização de conteúdos consistentes de tecnologia assistiva e acessibilidade dentro dos currículos de graduação em terapia ocupacional.

Palavras-chave: Capacitação Profissional, Terapia Ocupacional, Estruturas de Acesso,
Tecnologia de Baixo Custo.

Publicado

2011-04-15

Cómo citar

MARINS, S. C. F., & EMMEL, M. L. G. (2011). FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 19(1). Recuperado a partir de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/420

Número

Sección

Artículo original