Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production

Autores/as

  • Adriano Percival Calvo FEG/UNESP/Guaratinguetá
  • Adriane Guzman Pasculli IB/UNESP/Rio Claro.
  • Cynthia Yukiko Hiraga IB/UNESP/Rio Claro.
  • Maria Candida Del Masso FFC/UNESP/Marília.
  • Ana Maria Pellegrini

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.053

Resumen

A dificuldade em produzir escrita proficiente muitas vezes pode ser detectada desde a infância. Do ponto de vista do controle motor, a escrita não proficiente pode estar vinculada à dificuldade de ativar adequadamente as sinergias motoras que dão suporte a essa habilidade. Assim, impor diferentes demandas de controle às sinergias motoras dos dedos pode proporcionar melhora na qualidade da escrita. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção, para crianças com dificuldades na escrita, composto por atividades manipulativas e pré-caligráficas que estimulam as sinergias motoras dos dedos por meio de diferentes demandas na produção de força. Trinta e quatro crianças, de 7 a 12 anos de idade, participaram do estudo. A qualidade da escrita foi avaliada pelo Minnesota Handwriting Assessment. Somente o grupo experimental, formado por 18 crianças, foi submetido ao programa de intervenção desenvolvido em 27 sessões, tendo cada sessão duração aproximada de 30 minutos. Os resultados indicam que o programa de intervenção proposto, baseado na variabilidade da demanda de produção de força, teve efeito positivo na qualidade da escrita, principalmente com relação ao tamanho das letras.

Biografía del autor/a

Adriano Percival Calvo, FEG/UNESP/Guaratinguetá

 Doutorando em Engenharia Mecânica, Unesp, Guaratinguetá.

Adriane Guzman Pasculli, IB/UNESP/Rio Claro.

Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências.

Área:Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia.

Cynthia Yukiko Hiraga, IB/UNESP/Rio Claro.

Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências.

Área: Aprendizagem e controle motor.

Maria Candida Del Masso, FFC/UNESP/Marília.

Departamento de Educação Especial, FFC/UNESP/Marília.

Publicado

2014-09-02

Cómo citar

Calvo, A. P., Pasculli, A. G., Hiraga, C. Y., Del Masso, M. C., & Pellegrini, A. M. (2014). Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 22(2), 317–325. https://doi.org/10.4322/cto.2014.053

Número

Sección

Artículo original