Análise do desempenho de autocuidado em crianças com Síndrome de Down / Self-care functional development analysis of children with Down Syndrome
Resumen
A Síndrome de Down (SD), uma das mais frequentes anomalias dos cromossomos autossômicos e a maisantiga causa de retardo mental, é uma desordem genética diferenciada por apresentar uma série de característicasfísicas e mentais específicas. Caracteriza-se por ser uma alteração na divisão cromossômica, resultando natriplicação do material genético referente ao cromossomo 21. O objetivo foi evidenciar o desempenho funcionalna área de autocuidado de crianças com SD na faixa etária dos 3 aos 7 anos. Participaram da pesquisa 17 criançascom SD, assistidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), utilizando-se o teste Inventáriode Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). Após a aplicação do teste observou-se que o desempenhofuncional de crianças com SD é inferior ao de crianças sem a síndrome e que fatores externos como a inserçãodas crianças no processo escolar e o grau de escolaridade das cuidadoras interferem no desenvolvimento delas. OPEDI mostrou ser um instrumento importante para profissionais de saúde, em especial os terapeutas ocupacionais,visto que identifica a área específica em que a criança está em desvantagem, permitindo vislumbrar a possibilidadede intervir de forma estratégica nas dificuldades específicas de cada uma.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.012
Descargas
Publicado
2013-04-29
Cómo citar
Silva, V. F. da, Medeiros, J. S. S. de, Silva, M. N. S. da, Oliveira, L. S. de, Torres, R. de M. M., & Ary, M. L. M. R. B. (2013). Análise do desempenho de autocuidado em crianças com Síndrome de Down / Self-care functional development analysis of children with Down Syndrome. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 21(1). Recuperado a partir de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/733
Número
Sección
Artículo original
Licencia
Derechos de autor 2013 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.