Redes de colaboração e intersetorialidade nas creches públicas do estado de São Paulo/Collaboration networks and intersectoriality in public daycares of São Paulo state
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0717Palavras-chave:
Desenvolvimento Integral da Criança, Intersetorialidade, CrechesResumo
Introdução: A literatura indica impactos positivos no desenvolvimento infantil de crianças que frequentam creches quando, neste contexto, há boas práticas. Acredita-se que um conjunto de ações, em rede, coordenadas pelos gestores, pode impactar positivamente o desenvolvimento integral da criança. Objetivo: Embora a literatura aponte os campos de conhecimento “saúde, educação e o social” como as redes de colaboração das creches, o objetivo desta pesquisa foi identificar redes de colaboração no contexto de creches públicas do Estado de São Paulo. Método: A metodologia contemplou etapas para efetivação dos procedimentos éticos e definição do plano amostral, que resultou em 32 creches dos municípios do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas feitas com os dirigentes das creches que buscaram identificar os pontos da rede, a partir de situações presentes em sua prática cotidiana. Resultados: Os resultados apontaram para a presença de 75 pontos de rede de colaboração nos 32 municípios com distintas parcerias de serviços, ora contando com redes mais extensas, ora mais curtas. Confirmou-se a forte presença da intersetorialidade advinda dos campos da educação, da saúde e do social. Além destes, equipamentos municipais para ações de infraestrutura foram também identificados, bem como a presença de diversos programas governamentais oriundos da esfera federal. Conclusão: A dimensão do desenvolvimento infantil está presente de forma intensa na esfera da educação e da saúde. Os dados foram discutidos na perspectiva do apoio aos dirigentes para a resolutividade dos problemas, considerando-se o potencial das ações reventivas na primeira infância.
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