Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professors

Autores

  • Rodrigo Alves dos Santos Silva Universidade Federal de São Carlos-UFSCar
  • Fátima Corrêa Oliver Docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em Terapia ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0808

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Formação de Profissionais de Saúde, Trabalho em Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar a orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na Atenção Primária à Saúde (APS). Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que apresenta as perspectivas de 17 docentes de nove cursos de terapia ocupacional do Estado de São Paulo. Resultados: Foi realizada categorização de temas associados ao objetivo do estudo e, para este artigo, apresentamos duas categorias: Orientação teórica – que compreende o estudo do referencial de Alma Ata (1978); da Reforma Sanitária; da compreensão crítica do Sistema Único de Saúde, da APS e da especificidade da profissão nesse campo, que envolve o entendimento dos dispositivos que contemplam o terapeuta ocupacional nas equipes e de suas ferramentas de trabalho, e a compreensão sobre vulnerabilidade social, vida cotidiana e contexto institucional, que envolve os serviços e sua gestão. Já em relação aos Cenários de Prática foi identificada uma pluralidade de serviços e desenhos de gestão, nos quais se desenvolvem as atividades teórico-práticas, o que apontou uma dificuldade para realizar a formação para esse campo profissional. Além disso, a ausência de trabalhadores na APS dificulta o cuidado em saúde e também prejudica a formação de estudantes de diferentes áreas profissionais. Conclusão: Cabe também à categoria profissional valorizar, desde a formação graduada, o aprendizado de tecnologias de cuidado compatíveis com os seus saberes e recursos terapêutico-ocupacionais em direção ao acesso da população a diferentes práticas para o cuidado integral à saúde, incluindo-se o cuidado da terapia ocupacional na APS.

Biografia do Autor

Rodrigo Alves dos Santos Silva, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar

Terapeuta Ocupacional, formado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, em 2011. Mestre e doutorando em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.

Fátima Corrêa Oliver, Docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em Terapia ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta ocupacional. Doutora em Saúde Pública. Docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em Terapia ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Silva, R. A. dos S., & Oliver, F. C. (2016). Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professors. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(3), 469–483. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0808

Edição

Seção

Artigo Original