O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE REVELAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS

Autores

  • MARINA T. BARICHELO
  • FERNANDA CORREIA
  • MARIA C. SERVI
  • BENTO V. DE M. NEGRINE
  • SILVIA F. B. DE M. NEGRINE

Resumo

O Ambulatório de Crianças e Adolescentes do Setor de Infectologia (AICA) do
Hospital das Clínicas da FMRP-USP conta com um nurnero aproximado de 180
crianças e adolescentes portadores de HIV/AIDS. Desde 0 ana de 2001, a equipe
multidisciplinar vem desenvolvendo e utilizando um método para esclarecer e
revelar 0 diagnóstico a seus pacientes. As crianças são selecionadas e agrupadas,
com faixa etária a partir de 7 anos de idade, num maximo de 6 crianças.
Paralelamente, os pais e/ou cuidadores destas crianças tarnbern são agrupados
e 0 processo para ambos os grupos ocorre em 8 encontros mensais. A cada
encontro com as crianças, um tema e abordado através da utilização de atividades
lúdicas. Durante os grupos coordenados pela terapeuta ocupacional, observou-
se que além de lúdicas e educativas, as atividades tem a função de suprir
necessidades urgentes e, portanto, não devem ser simplesmente oferecidas,
mas sim participadas e mediadas pelo terapeuta. Conclui-se que as atividades
lúdicas são instrumentos apropriados para serem utilizados durante 0 processo
de revelação de diagnóstico de HIV/AIDS a crianças, entretanto, e fundamental
atentar para as características intrínsecas das atividades, principal mente tratando-
se de um processo que vai além da informação.

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

BARICHELO, M. T., CORREIA, F., SERVI, M. C., NEGRINE, B. V. D. M., & NEGRINE, S. F. B. D. M. (2010). O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE REVELAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 14(2). Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/160

Edição

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Artigo Original