Invenção e produção de encontros no território da diversidade: cartografia de um Centro de Convivência/Invention and production of encounters on diversity’s territory: cartography of a Community Center

Autores

  • Juliana Maria Padovan Aleixo Unesp-Assis
  • Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima USP- São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF0957

Palavras-chave:

Saúde Mental, Terapia Ocupacional, Subjetividade

Resumo

Introdução: Este artigo aborda parte da experiência de gestão de um Centro de Convivência (Cecos) em Campinas. Trata-se de um equipamento/dispositivo que compõe a rede psicossocial, orientado por diretrizes da Reforma Psiquiátrica, SUS e Atenção Psicossocial, dialogando com práticas nos campos das artes, da cultura e do lazer. Ainda, contextualizamos historicamente a origem dos Cecos em São Paulo e Campinas para poder chegar ao campo de nossa pesquisa, o Ceco Rosa dos Ventos. Objetivo: O Ceco é nosso campo, e sua produção, nosso principal objeto de interesse. Assim, entre os principais objetivos, destacamos a análise de suas produções híbridas em um território de múltiplos, no plano dos encontros. Dessa forma, ampliam-se, no campo das práticas em saúde mental, possibilidades diversas de clínica, trabalho e gestão. Método: Trabalhamos com a pesquisa-intervenção e com a cartografia, mapeando o plano dos encontros e suas produções sensíveis no cotidiano do Ceco, pondo-se à escuta das dissonâncias e rompendo com modelos hegemônicos de cuidado em saúde. Resultados: Entre os resultados cartografados neste artigo, mapeamos as produções híbridas dos Cecos, destacando o hibridismo entre a clínica, a arte e a cultura, assim como o hibridismo das produções clínicas e do cuidado em saúde. Conclusão: As produções do Ceco radicalizam as potências das tecnologias leves, seus movimentos, suas mutações, suas ancoragens no território do caos. Trata-se de experiências a serem compartilhadas e que se apresentam enquanto possíveis linhas de abertura ao sufocante momento de massificação em que se vive no contemporâneo.

Biografia do Autor

Juliana Maria Padovan Aleixo, Unesp-Assis

Terapeuta Ocupacional, graduada em 2003 na Puc-Campinas. Realizou aprimoramento em saúde mental em 2004, na Unicamp. Trabalha na rede de saúde mental de Campinas desde 2005. Está na coordenação de um Centro de Convivência desde 2009. Mestre em psicologia e sociedade, na linha de pesquisa políticas públicas e atenção psicossocial, com orientação de Elisabeth de Araújo Lima, na Unesp-Assis. É doutoranda neste mesmo programa.

Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima, USP- São Paulo

 

Doutora docente doDepartamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo- USP, São Paulo, SP, Brasil.


Publicado

2017-09-27

Como Citar

Aleixo, J. M. P., & Lima, E. M. F. de A. (2017). Invenção e produção de encontros no território da diversidade: cartografia de um Centro de Convivência/Invention and production of encounters on diversity’s territory: cartography of a Community Center. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(3), 649–659. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF0957

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso