Exercícios etnográficos como atividades em espaço público: Terapia Ocupacional Social no fazer da arte, da cultura e da política/Ethnographic exercises as activities in public space: Social Occupational Therapy in art, culture and politics
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARF1004Palavras-chave:
População em Situação de Rua, Artistas de Rua, Terapia Ocupacional Social, Ensino de Graduação, Artes, EtnografiaResumo
Discutem-se os exercícios etnográficos − realizados em propostas do Projeto Metuia/USP, entre 2007 e 2013 − como atividade capaz de potencializar o reconhecimento do saber composto, plural e, por vezes, contraditório, mas produzido criativamente no fazer intelectual e social, na interação entre estudantes, terapeutas ocupacionais, pesquisadores e pessoas em situação de rua. Parte-se da necessidade de se desenvolver a compreensão sobre as atividades significativas de artistas que trabalham nos espaços públicos da cidade de São Paulo, pois persiste uma pluralidade de significados que a rua adquire em meio a disputas de interesses e tensões culturais, mas, também, de interconexões e criatividade. A vida itinerante e as características dos espaços de sociabilidade, aliadas às reflexões da antropologia urbana e da pesquisa etnográfica, favoreceram o ensino teórico-prático em ações territoriais dialógicas da terapia ocupacional social. Este artigo é resultado de reflexões construídas a partir da pesquisa Circuitos e práticas religiosas nas trajetórias de vida de adultos em situação de rua na cidade de São Paulo, associado ao projeto de extensão universitária vinculada ao Projeto Metuia/Terapia Ocupacional/USP, denominado Ponto de encontro e cultura: redes sociais, cultura e terapia ocupacional social. Conclui-se, por um lado, que há necessidade da reflexão renovada sobre o lugar do terapeuta ocupacional, considerando as assimetrias das relações na construção do conhecimento. Por outro lado, indica-se que as atividades produzidas em relações dialógicas adquirem sentidos partilhados apenas quando desenhadas na experiência da diferença, em propostas coerentes com sua plasticidade própria e no bojo de contextos sociais e culturais específicos.
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