Percepção de atletas do rugby em cadeira de rodas sobre os apoios recebidos para a prática do esporte adaptado/Perception of rugby athletes on wheelchairs on supports received for an adapted sport practice
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1662Palavras-chave:
Apoio Social, Pessoas com Deficiência, Futebol Americano, EsporteResumo
Introdução: A literatura tem atestado a relevância e influência positiva dos apoios sociais para a promoção e proteção do desenvolvimento humano em suas distintas dimensões. Objetivo: Identificar a percepção de atletas do rugby em cadeira de rodas sobre os apoios recebidos para a prática do esporte adaptado. Método: Os participantes foram 10 atletas com deficiência física que praticam o rugby em cadeiras de rodas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. As entrevistas foram realizadas individualmente por meio de um roteiro semiestruturado, gravadas e transcritas na íntegra. Resultados: Observou-se que o primeiro contato com o esporte adaptado ocorreu por meio de amigos, jogadores e treinadores. O apoio mencionado com maior frequência para a prática do esporte adaptado refere-se ao contexto familiar. No contexto esportivo, encontram-se os apoios advindos dos clubes, equipes, staffs, treinador, time, com valorização do espaço para o treino. A motivação para a prática do esporte deu-se por desejos pessoais como busca por melhor qualidade de vida, independência física e desejo de reabilitar-se, bem como possibilidade de se desenvolver no campo pessoal, social e educativo. Os obstáculos para a prática do esporte adaptado centram-se na falta de apoio financeiro e na acessibilidade. Conclusão: Identificou-se um conjunto de apoios distintos e complementares fundamentais para a prática do rugby, os quais se articulados constituem-se em pontos de uma rede de apoio. Sugerem-se investimentos em ações intersetoriais para incremento da política nacional para a pessoa com deficiência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.