Estigma contra pessoas com doença mental em alunos de graduação e em professores de graduação em terapia ocupacional
Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Estigma Social, Saúde Mental, Capacitação ProfissionalResumo
Introdução: As pessoas com doenças mentais vivenciam atitudes estigmatizantes da população em geral, incluindo profissionais de saúde e estudantes. Estudos internacionais estimam o estigma em estudantes de terapia ocupacional em relação a pessoas com doença mental como moderado. Objetivo: Descrever o estigma em relação às pessoas com doença mental em estudantes e professores de graduação em terapia ocupacional. Método: Estudo transversal e descritivo, com professores e alunos do 1º e 4º anos de terapia ocupacional em uma universidade de Santiago, Chile. Foi utilizado um formulário online (Opening Minds Stigma Scale for Health Care Providers [OMS-HC]) e um formulário de dados sociodemográficos. Os escores médios foram calculados para um questionário com 20 itens e ajustado para três dimensões com 15 itens. Foram utilizados os testes UMann-Whitney e tStudent para calcular as diferenças entre os grupos. Os dados sociodemográficos foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Amostra de 87 pessoas, idade média 27 anos (18-58), 81 (93%) mulheres, 41 (47%) alunos do 4º ano, 28 (24%) alunos do 1º ano e 22 (25%) professores. A pontuação média do OMS-HC para a amostra total foi 42,2 pontos (28-57), indicando nível moderadobaixo de atitudes estigmatizantes. Os alunos do 1º ano obtiveram pontuações mais altas, mas as diferenças não foram significativas. Conclusão: Os resultados são consistentes com a literatura anterior, referindo-se a um nível moderado-baixo de estigma em relação às pessoas com doenças mentais. As diferenças incipientes entre alunos do 1º e 4º anos sugerem ser relevantes novos estudos com uma amostra maior em outros contextos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.