Terapeutas ocupacionais na educação? Caminhos e possibilidades para/na América Latina e Caribe a partir de uma Comunidade de Prática
Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Educación, Escuela, Inclusión, Práctica ProfesionalResumo
Este trabalho é resultado de discussões realizadas em uma Comunidade de Prática para Terapeutas Ocupacionais latino-americanos e caribenhos que trabalham com Educação (TOE Latino América). TOE Latino América surge com o objetivo de fortalecer o trabalho coletivo de terapeutas ocupacionais no campo da educação dentro das especificidades das organizações sociais latino-americanas. Por isso, aqui passamos a compartilhar um pouco desse caminho, apresentando três temas neste ensaio: primeiro, colocamos as razões concretas para nossa existência, como trabalhamos e quais são as propostas do grupo; em seguida, trazemos um debate central sobre o direito à educação e os problemas históricos envolvendo a América Latina e suas populações, bem como identificamos o papel e a importância do Terapeuta Ocupacional no acesso a condições iguais na educação; por fim, parece pertinente apontar o surgimento do debate atual envolvendo a pandemia COVID19 e seus impactos na vida de indivíduos e populações, que interfere diretamente na educação, para dizer mais uma vez sobre nossa tarefa terapêutico-ocupacional diante disso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.