Exploração da saúde mental de pais e mães de prematuros hospitalizados em unidade neonatal durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO276936043Palavras-chave:
Hospitalização, Neonatologia, Recém-Nascido Prematuro, Saúde Mental, COVID-19, Terapia OcupacionalResumo
Introdução: A pandemia da COVID-19 afetou significativamente a saúde mental da nossa população, incluindo mães e pais de bebês que estão hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), onde a equipe de reabilitação, incluindo terapeutas ocupacionais, desempenha um papel fundamental. Altos níveis de estresse, ansiedade, angústia, depressão e sintomas de estresse pós-traumático podem levar a complicações no desempenho da família e do bebê no futuro. Objetivo: Descrever a saúde mental dos pais de recém-nascidos prematuros hospitalizados no contexto da pandemia na Região Metropolitana do Chile. Metodologia: Estudo qualitativo composto por quatro entrevistas semiestruturadas com pais que vivenciaram o nascimento durante a pandemia e foram hospitalizados na UTIN. A pesquisa concentrou-se nos impactos ocupacionais, emocionais e psicológicos da pandemia na dinâmica familiar. Resultados: Os resultados indicam que as famílias estão cientes das condições de desenvolvimento de seus filhos, do processo de hospitalização e da situação de pandemia, porém, suas atividades diárias foram significativamente afetadas, bem como suas atividades de vida diária, e elas relatam sentimentos de tristeza, medo e angústia nesse processo. Isso geraria grande angústia e ansiedade na dinâmica familiar. Conclusão: Este estudo confirma a experiência dos pais e, ao mesmo tempo, contribui para a compreensão do processo pelo qual as famílias passam em relação à dinâmica familiar em torno de uma criança prematura e como ela é afetada negativamente por essa pandemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.