Barreiras e facilitadores ambientais na participação da criança com paralisia cerebral em atividades de recreação e lazer: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR278236231Palavras-chave:
Participação Social, Criança, Paralisia Cerebral, Atividades de Lazer, RecreaçãoResumo
A participação de crianças com paralisia cerebral (PC) em atividades de recreação e lazer pode ser influenciada por fatores ambientais. O reconhecimento e compreensão desses fatores como barreiras ou facilitadores dessas atividades são essenciais para garantir o direito de participação dessas crianças em condições de igualdade com as demais pessoas da sociedade. Neste contexto, o objetivo desta revisão integrativa foi identificar as barreiras e facilitadores ambientais na participação de crianças com PC em atividades de recreação e lazer. Utilizou-se o método de revisão integrativa proposto por Whittemore e Knafl (2005). Estudos publicados entre 2011 e 2022 nos idiomas português e/ou inglês foram selecionados a partir das fontes de indexação MEDLINE via PubMed, EMBASE, SciELO, LILACS, SCOPUS e Web of Science. Nove estudos foram incluídos na revisão – a maioria de desenho transversal e abordagem qualitativa. Os seguintes facilitadores da participação foram identificados: apoio dos pais, pares e professores; interação com adultos; terapias; condições materiais; atividades em casa, na escola e na comunidade; diversidade de brinquedos; e atividades culturais. As seguintes barreiras à participação foram identificadas: falta de acesso a transportes públicos; atitudes negativas; falta de escolha e menor interação dos pais; e falta de adequação das atividades. A Classificação de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e os conceitos pirâmide de participação e família de constructos foram fundamentais para identificar as barreiras e facilitadores ambientais na participação de crianças com PC. Sugere-se que estudos futuros sejam conduzidos para avaliar a qualidade e a força da evidência para participantes com 11 anos de idade incompletos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.