Identificação e caracterização de terapeutas ocupacionais sobre ações relacionadas à escola
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO283236811Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Contexto escolar, Escolas, Educação, Inclusão escolarResumo
Introdução: A educação é um dos campos de atuação da terapia ocupacional; no entanto, pouco se sabe sobre a realidade do Distrito Federal, Brasil, em relação à presença e às práticas de terapeutas ocupacionais no contexto escolar. Objetivo: Identificar e caracterizar terapeutas ocupacionais do Distrito Federal, Brasil, que realizaram intervenções relacionadas à escola, além de conhecer os locais de atuação e as práticas desenvolvidas. Método: Estudo transversal, descritivo e exploratório, de abordagem quantiqualitativa, com a participação de 40 terapeutas ocupacionais do Distrito Federal, Brasil, que responderam a um formulário online sobre informações socioeconômicas, formação acadêmica, experiência profissional e práticas no contexto escolar. Resultados: A atuação dos terapeutas ocupacionais em relação ao contexto escolar ocorre, principalmente, a partir do contexto clínico, atendendo a demandas individuais. As práticas mais citadas envolvem orientações a professores e familiares, e indicação de tecnologias assistivas – práticas que contribuem para a melhoria da participação dos estudantes e da equipe na escola. Discute-se sobre a importância dessas práticas, que respondem a demandas necessárias, e o distanciamento entre os terapeutas ocupacionais e a escola, o que limita a identificação de demandas intrínsecas à diversidade desse ambiente e a articulação de práticas diretas no espaço escolar e em sua comunidade sob uma perspectiva mais ampla. Conclusão: A ausência de terapeutas ocupacionais como profissionais atuantes no espaço escolar evidencia a urgência da discussão sobre a criação de tais oportunidades. Acredita-se que estudos dessa natureza podem fomentar reflexões e contribuir para o avanço das discussões sobre um campo ainda em aberto para a terapia ocupacional.
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