Contribuições e desafios do ensino entre pares em estudantes de terapia ocupacional na realização de um projeto de intervenção socioeducativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO287637353Palavras-chave:
Aprendizagem por Associação de Pares, Mentores, Professores, EstudantesResumo
Introdução: A versatilidade da tutoria entre pares é um atributo que permite que esta estratégia de ensino-aprendizagem seja utilizada para responder a diferentes necessidades dos estudantes universitários, no entanto, existe ainda uma lacuna de conhecimento relativa aos seus contributos quando combinada com outras metodologias de ensino. Objetivo: Analisar as contribuições e desafios da tutoria entre pares quando utilizada como metodologia de apoio à aprendizagem no âmbito de um projeto de intervenção socioeducativa para a redução do estigma público face a pessoas com diagnóstico psiquiátrico. Metodologia: Metodologia qualitativa produzindo dados através de um questionário online respondido por 80 estudantes, seis tutores e seis professores participantes na experiência. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo temática. Resultados: Emergiram três temas centrais: 1) atributos da tutoria de pares que favorecem a aprendizagem; 2) relações entre a tutoria de pares e a aprendizagem baseada em projetos e 3) aspectos que interferem na aprendizagem durante um projeto. Conclusões: A tutoria entre pares é uma estratégia que, utilizada no âmbito da aprendizagem baseada em projetos, proporciona um apoio eficaz e significativo para o sucesso da implementação de uma intervenção socioeducativa. É essencial preparar os mentores no seu trabalho, gerando espaços de retorno permanente com o pessoal docente para reforçar as suas competências cognitivas e atitudinais, ao mesmo tempo que é necessário educar os mentorandos sobre os objetivos específicos desta estratégia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.