Terapia ocupacional na educação na América Latina: uma análise da Comunidade de Prática de Terapia Ocupacional na Educação (TOE)
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO392537993%20Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Escola, Educação, América Latina, Comunidade de PráticaResumo
Introdução: A Comunidade de Prática do Terapia Ocupacional na Educação (TOE) reúne terapeutas ocupacionais da América Latina e do Caribe relacionados ao setor educacional. Enquadrado nesta comunidade, entende-se que há avanços na incursão da terapia ocupacional na educação, mas que faltam estudos que analisem a realidade da região. Objetivo: Analisar o estado do terapia ocupacional na educação na América Latina e no Caribe a partir da perspectiva da membros de Comunidade de Prática TOE para compreender seu alcance, desafios e oportunidades. Métodos: Membros do Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru, Brasil, Venezuela, México, Costa Rica e Panamá apresentaram o estado da terapia ocupacional na educação em seus países; Essas informações foram analisadas sob abordagem qualitativa, adotando-se o método de análise de conteúdo. Resultados: Em todos os países participantes a presença do terapeuta ocupacional na educação especial é uma constante. Em alguns, o seu desempenho na educação regular inclusiva começa a ser visível, mas a existência de legislação que apoia a sua ligação é variável. A necessidade de incorporar novos paradigmas que orientem o exercício da terapia ocupacional ficou evidente, uma vez que na maioria dos países a abordagem de reabilitação ainda persiste. Conclusões: A prática da terapia ocupacional na América Latina e no Caribe é observada como eclética; os profissionais utilizam diversas abordagens baseadas nas necessidades de seus sistemas educacionais e nas oportunidades legislativas. São necessários enquadramentos teóricos ajustados às realidades de cada país, acompanhados de formação académica em educação e da geração de políticas para a sua incorporação no sistema regular inclusivo.
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