Intervenções por meio de vídeo feedback para melhorar o desenvolvimento infantil: recomendações para terapeutas pediátricos
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE393538121Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, FonoaudiologiaResumo
Introdução: O feedback em vídeo tem sido usado em alguns ambientes terapêuticos para apoiar a parentalidade e o desenvolvimento infantil. Há evidências de resultados positivos quando os terapeutas implementam a feedback em vídeo ao trabalhar com pais e crianças com dificuldades ao longo das trajetórias de desenvolvimento. No entanto, há pouca informação sobre como utilizar e implementar esta estratégia. Objetivo: Este estudo apresenta uma proposta de adaptação dessas estratégias para áreas da saúde como fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia. Métodos: Este documento apresenta uma descrição e protocolo para orientar a adaptação e implementação do feedback em vídeo no trabalho com crianças. Descreve como organizar as sessões, como os vídeos são analisados e como o feedback é dado à família. Resultados: Esta intervenção é uma ferramenta valiosa para a equipe interdisciplinar de saúde ou reabilitação. Conclusão: Pode ser utilizada em intervenções de diferentes disciplinas para promover o desenvolvimento de diversas habilidades como alimentação, linguagem, integração sensorial, desenvolvimento motor fino e grosso.
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