Oficinas de atividades, dinâmicas e projetos junto a pessoas trans: ações da terapia ocupacional social
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE402539271Palavras-chave:
Pessoas Trans, Terapia Ocupacional Social, Atividades Cotidianas, Participação SocialResumo
Introdução: As condições de marginalização das experiências trans é um reflexo das normativas de gênero, que produzem e regulam as regras de como se deve ser, viver e agir. Os pressupostos teórico-metodológicos da terapia ocupacional social contribuem para esse debate, na produção de conhecimentos e práticas que fortalecem, juntamente à comunidade trans, estratégias de participação social. Objetivo: Relatar e discutir a experiência da realização de oficinas de atividades junto a jovens trans do Distrito Federal, Brasil, a partir da terapia ocupacional social. Método: No primeiro semestre de 2023, foram realizadas três oficinas mensais, com duração média de três horas cada, com nove participantes no total: duas pessoas não-binárias, duas travestis e cinco homens trans. A sistematização da experiência foi adotada como metodologia para organizar e analisar os dados, a partir da reconstrução do processo vivenciado nas atividades e da interpretação crítica individual e coletiva dos participantes. Resultados: As oficinas proporcionaram espaços educativos, alinhados à promoção de autonomia, participação e cidadania, com debates sobre questões relacionadas ao cotidiano, de modo a articular possibilidades de mudanças e resistência. Para além de um grupo que segue exposto à intensa marginalização, esses sujeitos são detentores de conhecimentos diversos e sobre contextos variados, com desejo de transformação social para a garantia de suas vidas. Conclusão: As oficinas demonstraram a potência da ação terapêuticoocupacional social junto a esse grupo, sobretudo na dimensão educativa, voltada para uma educação como prática da liberdade, do diálogo e da conscientização.
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