Análise de uma intervenção dirigida ao desenvolvimento da coordenação motora fina, global e do equilíbrio/Analysis of an intervention directed to the development of balance and gross and fine motor coordination

Autores

  • Letícia Carrillo Maronesi Terapeuta Ocupacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Limeira
  • Mirela de Oliveira Figueiredo Profa. Adjunta I do Depto de Terapia Ocupacional da UFSCar
  • Elisandra dos Santos Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e Faculdade São Luís de Jaboticabal
  • Sheila Maria Mazer Gonçalves Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DEDIC/ FFCLRP/ USP)
  • Sara Domiciano Franco de Campos Terapeuta Ocupacional da Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (ARIL)

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0537

Palavras-chave:

Coordenação Motora Fina, Coordenação Motora Global, Equilíbrio, Intervenção, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: As aquisições motoras das crianças evoluem de acordo com a idade e com a influência contínua de fatores intrínsecos e extrínsecos, os quais provocam variações de uma criança para outra e tornam único o curso do desenvolvimento. Objetivo: Elaborar uma intervenção para uma criança com atraso na coordenação motora fina, global e no equilíbrio e analisar o impacto no desenvolvimento. Método: Design quase-experimental do tipo pré e pós-teste. O instrumento utilizado foi a Escala de Desenvolvimento Motor aplicada em uma criança de 4 anos. A partir dos resultados obtidos na avaliação foi elaborado um plano de intervenção composto por atividades dirigidas que estimulassem as aquisições acima citadas. A concretização do plano de intervenção teve duração de 2 meses, sendo a criança avaliada antes e ao término da intervenção para verificar se houve ganho nas aquisições estimuladas. O Método JT foi adotado para análise dos dados e verificação de ocorrência de mudanças positivas confiáveis e clinicamente relevantes. Resultados: Os resultados obtidos no presente estudo demonstram que ocorreram mudanças positivas confiáveis nos itens psicomotores que passaram por estimulação. Conclusão: Infere-se que a intervenção proposta teve um efeito positivo sobre o desenvolvimento da criança. Com isso, o estudo contribui para melhoria no cuidado oferecido a crianças com atrasos no desenvolvimento psicomotor, ilustrando possibilidades de estratégias e atividades. Também possibilita o reconhecimento da ação do terapeuta ocupacional como um dos profissionais que compõe a equipe multidisciplinar voltada à intervenção precoce.

Biografia do Autor

Letícia Carrillo Maronesi, Terapeuta Ocupacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Limeira

Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Campus Marília. Aluna do Curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria da Universidade Federal de São Carlos

Mirela de Oliveira Figueiredo, Profa. Adjunta I do Depto de Terapia Ocupacional da UFSCar

Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Centro de Investigações em Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (2007). Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Com experiência prática nas áreas de deficiência sensorial e cognitiva. Atua na interface entre saúde e educação enfocando nos temas intervenção com crianças com baixa visão e/ou com dificuldades de aprendizagem e suas respectivas famílias, considerando que o conceito de saúde supera os limites do enfoque orgânico e que a análise e intervenção na área requer o alcance das dimensões sociopolíticas, econômicas e legislativas envolvidas. A profissional possui publicações na área disponíveis em:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4539520H6

 

Elisandra dos Santos, Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e Faculdade São Luís de Jaboticabal

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Centro de Investigações em Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (CIPED/ FCM/ UNICamp). Professora conteudista dos cursos de Educação a Distância em Fonoaudiologia no trabalho e surdez do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e professora do curso de Especialização em Deficiência Intelectual da Faculdade São Luís de Jaboticabal

Sheila Maria Mazer Gonçalves, Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DEDIC/ FFCLRP/ USP)

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/ UFSCar). Educadora no Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DEDIC/ FFCLRP/ USP).

Sara Domiciano Franco de Campos, Terapeuta Ocupacional da Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (ARIL)

Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Campus Marília. Aluna do Curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2015-07-01

Como Citar

Maronesi, L. C., Figueiredo, M. de O., Santos, E. dos, Gonçalves, S. M. M., & de Campos, S. D. F. (2015). Análise de uma intervenção dirigida ao desenvolvimento da coordenação motora fina, global e do equilíbrio/Analysis of an intervention directed to the development of balance and gross and fine motor coordination. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(2), 273–284. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0537

Edição

Seção

Artigo Original