Análise de uma intervenção dirigida ao desenvolvimento da coordenação motora fina, global e do equilíbrio/Analysis of an intervention directed to the development of balance and gross and fine motor coordination
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0537Palavras-chave:
Coordenação Motora Fina, Coordenação Motora Global, Equilíbrio, Intervenção, Terapia OcupacionalResumo
Introdução: As aquisições motoras das crianças evoluem de acordo com a idade e com a influência contínua de fatores intrínsecos e extrínsecos, os quais provocam variações de uma criança para outra e tornam único o curso do desenvolvimento. Objetivo: Elaborar uma intervenção para uma criança com atraso na coordenação motora fina, global e no equilíbrio e analisar o impacto no desenvolvimento. Método: Design quase-experimental do tipo pré e pós-teste. O instrumento utilizado foi a Escala de Desenvolvimento Motor aplicada em uma criança de 4 anos. A partir dos resultados obtidos na avaliação foi elaborado um plano de intervenção composto por atividades dirigidas que estimulassem as aquisições acima citadas. A concretização do plano de intervenção teve duração de 2 meses, sendo a criança avaliada antes e ao término da intervenção para verificar se houve ganho nas aquisições estimuladas. O Método JT foi adotado para análise dos dados e verificação de ocorrência de mudanças positivas confiáveis e clinicamente relevantes. Resultados: Os resultados obtidos no presente estudo demonstram que ocorreram mudanças positivas confiáveis nos itens psicomotores que passaram por estimulação. Conclusão: Infere-se que a intervenção proposta teve um efeito positivo sobre o desenvolvimento da criança. Com isso, o estudo contribui para melhoria no cuidado oferecido a crianças com atrasos no desenvolvimento psicomotor, ilustrando possibilidades de estratégias e atividades. Também possibilita o reconhecimento da ação do terapeuta ocupacional como um dos profissionais que compõe a equipe multidisciplinar voltada à intervenção precoce.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.