Saúde mental e níveis de atividade física de crianças escolares/Mental health and physical activity levels of school children
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0809Palavras-chave:
Crianças, Saúde Mental, Atividade MotoraResumo
Introdução: A prática regular de atividade física é fundamental para a saúde das crianças, tendo sido apontada como fator de proteção para problemas de cunho mental na idade escolar. Objetivo: Verificar a relação entre problemas de saúde mental e os níveis de atividade física em crianças escolares da cidade de Jacobina-BA. Método: Amostra composta por 55 escolares, de 8 a 10 anos e seus pais, que participaram como informantes secundários do estudo. Utilizou-se o Child Behavior Checklist (CBCL) para avaliação dos problemas de saúde mental dos escolares, o Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C) para avaliação dos níveis de atividade física dos sujeitos e um questionário sociodemográfico. Resultados: A maioria das crianças foi classificada como sedentária (80%) e apenas 7,3% da amostra apresentou rastreamento positivo para transtorno mental. Não foi encontrada associação significativa entre o transtorno mental e os níveis de atividade física entre o grupo, nem entre essas variáveis e as características sociodemográficas das crianças. Observou-se que as meninas estavam mais sedentárias que os meninos, com diferença significativa (p<0,01). Conclusão: Apesar da baixa prevalência de problemas de saúde mental entre os escolares e a não associação com os níveis de atividade física, faz-se necessária atenção especial com esse público, visando fortalecer a atividade física como fator protetor à saúde mental das crianças, com investimentos em ações que visem ao incentivo de prática regular de atividade física, aliando família e escola. Estudos com um número maior de amostras precisam ser conduzidos para ser analisado com cautela os seus achados.
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