Saúde mental e níveis de atividade física de crianças escolares/Mental health and physical activity levels of school children

Autores/as

  • Gabrielle Cerqueira da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS IV
  • Jorge Lopes Cavalcante Neto UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0809

Palabras clave:

Crianças, Saúde Mental, Atividade Motora

Resumen

Introdução: A prática regular de atividade física é fundamental para a saúde das crianças, tendo sido apontada como fator de proteção para problemas de cunho mental na idade escolar. Objetivo: Verificar a relação entre problemas de saúde mental e os níveis de atividade física em crianças escolares da cidade de Jacobina-BA. Método: Amostra composta por 55 escolares, de 8 a 10 anos e seus pais, que participaram como informantes secundários do estudo. Utilizou-se o Child Behavior Checklist (CBCL) para avaliação dos problemas de saúde mental dos escolares, o Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C) para avaliação dos níveis de atividade física dos sujeitos e um questionário sociodemográfico. Resultados: A maioria das crianças foi classificada como sedentária (80%) e apenas 7,3% da amostra apresentou rastreamento positivo para transtorno mental. Não foi encontrada associação significativa entre o transtorno mental e os níveis de atividade física entre o grupo, nem entre essas variáveis e as características sociodemográficas das crianças. Observou-se que as meninas estavam mais sedentárias que os meninos, com diferença significativa (p<0,01). Conclusão: Apesar da baixa prevalência de problemas de saúde mental entre os escolares e a não associação com os níveis de atividade física, faz-se necessária atenção especial com esse público, visando fortalecer a atividade física como fator protetor à saúde mental das crianças, com investimentos em ações que visem ao incentivo de prática regular de atividade física, aliando família e escola. Estudos com um número maior de amostras precisam ser conduzidos para ser analisado com cautela os seus achados.

Biografía del autor/a

Gabrielle Cerqueira da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS IV

GRADUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS IV. INTEGRANTE DO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA (GEPEFA).

Jorge Lopes Cavalcante Neto, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)

GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), MESTRE EM NUTRIÇÃO HUMANA PELA UFAL E DOUTORANDO EM FISIOTERAPIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar). ATUALMENTE É PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) E LÍDER DO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA (GEPEFA).

Publicado

2017-03-30

Cómo citar

da Silva, G. C., & Cavalcante Neto, J. L. (2017). Saúde mental e níveis de atividade física de crianças escolares/Mental health and physical activity levels of school children. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 25(1), 115–124. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0809

Número

Sección

Artículo original