Terapia ocupacional em escolas: uma análise das produções argentinas escritas (1985-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN392738023%20

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Escolas, Educação, Inclusão Escolar

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo conhecer e divulgar as produções escritas sobre terapia ocupacional em escolas, apresentadas nos congressos argentinos de terapia ocupacional no período de 1985-2015. Ao longo do texto, aborda-se a questão da produção nacional de conhecimento sobre a área escolar como um problema atual no nosso país. As produções escritas sobre terapia ocupacional e escolas presentes nas memórias dos congressos nacionais são uma fonte documental de relevância histórica que contribui para o conhecimento sobre o papel profissional e permite descartar a ideia instalada sobre a escassez de informações sobre o tema. Torna-se urgente, então, compreender desde a formação inicial que nosso trabalho nas escolas é uma atividade que se situa em uma matriz cultural própria e que a atuação do terapeuta ocupacional nas escolas da Argentina tem sido baseada na experiência prática, e que a partir daí foi amalgamado com quadros conceituais que deram forma a uma pluralidade de intervenções no contexto escolar.

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Villagra, A. B. (2024). Terapia ocupacional em escolas: uma análise das produções argentinas escritas (1985-2015). Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 32(spe1), e3802. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN392738023

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio