Terapia ocupacional em escolas: uma análise das produções argentinas escritas (1985-2015)
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN392738023%20Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Escolas, Educação, Inclusão EscolarResumo
O presente ensaio tem por objetivo conhecer e divulgar as produções escritas sobre terapia ocupacional em escolas, apresentadas nos congressos argentinos de terapia ocupacional no período de 1985-2015. Ao longo do texto, aborda-se a questão da produção nacional de conhecimento sobre a área escolar como um problema atual no nosso país. As produções escritas sobre terapia ocupacional e escolas presentes nas memórias dos congressos nacionais são uma fonte documental de relevância histórica que contribui para o conhecimento sobre o papel profissional e permite descartar a ideia instalada sobre a escassez de informações sobre o tema. Torna-se urgente, então, compreender desde a formação inicial que nosso trabalho nas escolas é uma atividade que se situa em uma matriz cultural própria e que a atuação do terapeuta ocupacional nas escolas da Argentina tem sido baseada na experiência prática, e que a partir daí foi amalgamado com quadros conceituais que deram forma a uma pluralidade de intervenções no contexto escolar.
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