O uso da tecnologia assistiva por terapeutas ocupacionais no contexto educacional brasileiro: uma revisão da literatura/The use of assistive technology by occupational therapists in the Brazilian educational context: a literature review
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0581Keywords:
Mainstreaming, Self-help Devices, Occupational TherapyAbstract
Este artigo tem por objetivo apresentar, por meio de uma revisão bibliográfica, como os terapeutas ocupacionais têm se organizado para promover discussões sobre o uso dos recursos de tecnologia assistiva no ambiente escolar. Desse modo, foi realizada busca ativa acerca deste tema em diferentes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo); Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme); Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, e Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, no período de 2005 ao primeiro trimestre de 2013. Como resultado da busca, apresentou-se a sistematização de 11 estudos relacionados à tecnologia assistiva, à terapia ocupacional, ao contexto educacional e à inclusão escolar. A análise dos artigos mostrou que terapeutas ocupacionais se preocupam com a necessidade de formação de professores para o uso dos recursos de tecnologia assistiva no processo de escolarização de alunos com deficiência. O número de trabalhos encontrados ainda é incipiente frente à demanda que se apresenta na área de tecnologia assistiva e educação. Há um número maior de trabalhos referentes a relatos de pesquisa, poucos trabalhos sobre a fundamentação teórica da tecnologia assistiva e a sua relação com a terapia ocupacional no ambiente escolar.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Occupational Therapy
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.