O uso da tecnologia assistiva por terapeutas ocupacionais no contexto educacional brasileiro: uma revisão da literatura/The use of assistive technology by occupational therapists in the Brazilian educational context: a literature review
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0581Palavras-chave:
Inclusão Educacional, Equipamentos de Autoajuda, Terapia OcupacionalResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar, por meio de uma revisão bibliográfica, como os terapeutas ocupacionais têm se organizado para promover discussões sobre o uso dos recursos de tecnologia assistiva no ambiente escolar. Desse modo, foi realizada busca ativa acerca deste tema em diferentes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo); Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme); Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, e Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, no período de 2005 ao primeiro trimestre de 2013. Como resultado da busca, apresentou-se a sistematização de 11 estudos relacionados à tecnologia assistiva, à terapia ocupacional, ao contexto educacional e à inclusão escolar. A análise dos artigos mostrou que terapeutas ocupacionais se preocupam com a necessidade de formação de professores para o uso dos recursos de tecnologia assistiva no processo de escolarização de alunos com deficiência. O número de trabalhos encontrados ainda é incipiente frente à demanda que se apresenta na área de tecnologia assistiva e educação. Há um número maior de trabalhos referentes a relatos de pesquisa, poucos trabalhos sobre a fundamentação teórica da tecnologia assistiva e a sua relação com a terapia ocupacional no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.