A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0613Keywords:
Undergraduate, Mental Health, Occupational TherapyAbstract
O objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional sobre a formação para atuação no campo da saúde mental e como eles avaliam a articulação desta formação com as políticas públicas de saúde mental brasileiras. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, que contou com a participação de 135 discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo. Os dados, que foram coletados por meio de questionário, foram descritos e apresentados através da análise categorial. Os discentes e egressos avaliam positivamente a formação em saúde mental recebida durante a graduação, indicando segurança para atuação no campo; no entanto, vinculam a formação continuada como estratégia também necessária para a prática. Os resultados também revelam a existência de discrepâncias entre os pressupostos das políticas públicas do setor e a realidade dos serviços em que as práticas de formação acontecem. Discute-se sobre as diretrizes curriculares em vigor, a realidade dos serviços e as práticas de formação. O estudo fornece elementos para a reflexão da formação profissional no campo da saúde mental em geral, especificamente para a Terapia Ocupacional, e acrescenta aos estudos sobre a formação do terapeuta ocupacional no Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Occupational Therapy
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.