A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0613Palabras clave:
Graduação, Saúde Mental, Terapia OcupacionalResumen
O objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional sobre a formação para atuação no campo da saúde mental e como eles avaliam a articulação desta formação com as políticas públicas de saúde mental brasileiras. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, que contou com a participação de 135 discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo. Os dados, que foram coletados por meio de questionário, foram descritos e apresentados através da análise categorial. Os discentes e egressos avaliam positivamente a formação em saúde mental recebida durante a graduação, indicando segurança para atuação no campo; no entanto, vinculam a formação continuada como estratégia também necessária para a prática. Os resultados também revelam a existência de discrepâncias entre os pressupostos das políticas públicas do setor e a realidade dos serviços em que as práticas de formação acontecem. Discute-se sobre as diretrizes curriculares em vigor, a realidade dos serviços e as práticas de formação. O estudo fornece elementos para a reflexão da formação profissional no campo da saúde mental em geral, especificamente para a Terapia Ocupacional, e acrescenta aos estudos sobre a formação do terapeuta ocupacional no Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.