A prescrição de tecnologias assistivas a partir dos princípios da tecnologia social: a visão dos estudantes de Terapia Ocupacional/Assistive technology prescription from the principles of social technology: the Occupational Therapy students view
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0701Keywords:
Occupational Therapy, Low-cost Technology, Self-care Equipment, Higher EducationAbstract
Introdução: A Tecnologia Social (TS) é vista como um conjunto de intervenções sociais de caráter multidisciplinar, que busca melhorias nas condições de vida da população e soluções participativas, simples e de baixo custo para problemas encontrados nas diferentes camadas da sociedade. A terapia ocupacional é uma profissão que visa à inclusão socioeconômica, à saúde e ao bem-estar, podendo utilizar-se das Tecnologias Assistivas (TA) para facilitar o desempenho de pessoas com deficiência na realização das atividades. Tanto a terapia ocupacional quanto as TA podem se inserir em projetos de TS, pois buscam a melhoria na qualidade de vida das pessoas, considerando a sua subjetividade e o contexto em que vivem. Objetivo: Comparar e debater os diferentes discursos de alunos referentes aos conceitos de TS e TA, e à construção de TA, a partir dos princípios da TS. Método: Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com entrevista semiestruturada, utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo como metodologia para análise das informações coletadas. Resultados: As informações das entrevistas geraram seis ideias: tecnologia social de baixo custo; ações desenvolvidas em conjunto e construídas com base em uma demanda; recursos, adaptações, equipamentos de auxílio para as pessoas/produto pronto; tecnologia que busca auxiliar as pessoas levando em conta o contexto; prescrições utilizando materiais de baixo custo encontrados na comunidade, e projetos construídos com o sujeito de forma interdisciplinar. Conclusão: Observa-se que, de forma geral, não foram discutidas questões importantes que envolvem o conceito de TS e TA, indicando a necessidade de pensar em estratégias de ensino que incentivem a discussão destas questões.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Occupational Therapy
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: