INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS
Abstract
A escola inclusiva busca atender efetivamente a diversidade em sua amplitude. Nessa direção, procura atender aos alunos com necessidades educacionais especiais, dentre os quais estão aqueles com deficiência física. O objetivo deste estudo foi o de identificar as dificuldades de uma professora referentes ao processo de inclusão de um aluno com deficiência física, adaptar recursos pedagógicos, adequar mobiliário escolar e orientar a professora em situações específicas. Participou deste estudo uma professora da Educação Infantil.A coleta de dados se deu por meio de dois roteiros de entrevista semiestruturados. O primeiro obteve informações da professora sobre os aspectos motores do aluno que dificultavam o acesso ao currículo. O segundo colheu informações sobre a percepção da professora quanto à parceria entre terapeuta ocupacional e professor na perspectiva da educação inclusiva. A análise de dados da primeira entrevista e um estudo de caso do aluno permitiram elaborar estratégias terapêuticas ocupacionais para minimizar as dificuldades encontradas no contexto escolar. Após a elaboração das estratégias, realizouse a segunda entrevista, cujos dados evidenciaram que, com base na análise e na adequação da interação entre as demandas funcionais da pessoa, da tarefa e do ambiente, é possível o aluno responder satisfatoriamente aos desafios inerentes ao contexto educacional, e destacaram a importância da parceria entre o professor e o terapeuta ocupacional nesse processo. Concluiu-se que a incapacidade do aluno do presente estudo provavelmente não se manifestaria se houvesse adequação do contexto ambiental e de recurso humano para recebê-lo.Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Inclusão, Transtornos das Habilidades Motoras, Adaptação.
Downloads
Published
2011-04-15
How to Cite
DE PAULA, A. F. M., & BALEOTTI, L. R. (2011). INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 19(1). Retrieved from https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/421
Issue
Section
Original Article
License
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: