INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS

Autores/as

  • ANA FLÁVIA MAROSTEGAN DE PAULA
  • LUCIANA RAMOS BALEOTTI

Resumen

A escola inclusiva busca atender efetivamente a diversidade em sua amplitude. Nessa direção, procura atender aos alunos com necessidades educacionais especiais, dentre os quais estão aqueles com deficiência física. O objetivo deste estudo foi o de identificar as dificuldades de uma professora  referentes ao processo de inclusão de um aluno com  deficiência física, adaptar recursos pedagógicos, adequar mobiliário escolar e orientar a professora em situações  específicas. Participou deste estudo uma professora da  Educação Infantil.A coleta de dados se deu por meio de dois roteiros de entrevista semiestruturados. O primeiro obteve informações da professora sobre os aspectos motores do aluno que dificultavam o acesso ao currículo. O segundo colheu informações sobre a percepção da professora quanto à  parceria entre terapeuta ocupacional e professor na perspectiva da educação inclusiva. A análise de dados da primeira  entrevista e um estudo de caso do aluno permitiram elaborar estratégias terapêuticas ocupacionais para minimizar as dificuldades encontradas no contexto escolar. Após a   elaboração das estratégias, realizouse a segunda entrevista, cujos dados evidenciaram que, com base na análise e na  adequação da interação entre as demandas funcionais da pessoa, da tarefa e do ambiente, é possível o aluno responder satisfatoriamente aos desafios inerentes ao contexto  educacional, e destacaram a importância da parceria entre o professor e o terapeuta ocupacional nesse processo.  Concluiu-se que a incapacidade do aluno do presente estudo provavelmente não se manifestaria se houvesse adequação do contexto ambiental e de recurso humano para recebê-lo.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Inclusão, Transtornos das Habilidades Motoras, Adaptação.

Publicado

2011-04-15

Cómo citar

DE PAULA, A. F. M., & BALEOTTI, L. R. (2011). INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 19(1). Recuperado a partir de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/421

Número

Sección

Artículo original