Avaliação da visão funcional de uma criança prematura com cegueira congênita / Functional vision assessment of a premature child with congenital blindness
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.064Abstract
No programa de intervenção oportuna em Terapia Ocupacional, a avaliação da visão funcional e do desenvolvimento infantil de crianças com deficiência visual contribui para favorecer o desenvolvimento de suas habilidades. O estudo propôs apresentar os resultados da avaliação da visão funcional de uma criança prematura com cegueira congênita e destacar a importância dos achados para planejamento da intervenção em Terapia Ocupacional e orientação aos pais. Foi sujeito do estudo uma criança nascida pré-termo, com seis meses de idade corrigida e diagnóstico oftalmológico de retinopatia da prematuridade participante do Programa de Habilitação e Reabilitação para Deficientes Visuais de uma universidade pública do interior de São Paulo. Para coleta de dados, foi utilizado a Avaliação da Visão Funcional e do Desenvolvimento Infantil, roteiro de avaliação que permite registrar o desempenho infantil e o comportamento visual da criança cujas respostas são motivadas por diferentes estímulos
visuais. Verificou-se que por meio da avaliação da visão funcional foi possível conhecer as condições que favorecem a habilidade da criança em utilizar funcionalmente sua visão e os recursos sensoriais remanescentes, destacando a importância das adaptações materiais e ambientais que favorecem a interação da criança com o meio externo. Os achados foram relevantes para orientação aos pais a respeito das habilidades da criança e a compreensão dos diferentes meios de estimular o uso da visão funcional nas atividades cotidianas. Por fim, complementar à avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, constatou-se a relevância da avaliação da visão funcional de crianças com deficiência visual como parâmetro norteador da intervenção em Terapia Ocupacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Brazilian Journal of Occupational Therapy
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: