Avaliação da visão funcional de uma criança prematura com cegueira congênita / Functional vision assessment of a premature child with congenital blindness

Autores/as

  • Marcela Favilla Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Flávia Izumi Cruz Universidade Estadual de Campinas
  • Paula Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Sonia Maria Chadi de Paula Arruda Universidade Estadual de Campinas
  • Heloisa Gagheggi Ravanini Gardon Gagliardo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.064

Resumen

No programa de intervenção oportuna em Terapia Ocupacional, a avaliação da visão funcional e do desenvolvimento infantil de crianças com deficiência visual contribui para favorecer o desenvolvimento de suas habilidades. O estudo propôs apresentar os resultados da avaliação da visão funcional de uma criança prematura com cegueira congênita e destacar a importância dos achados para planejamento da intervenção em Terapia Ocupacional e orientação aos pais. Foi sujeito do estudo uma criança nascida pré-termo, com seis meses de idade corrigida e diagnóstico oftalmológico de retinopatia da prematuridade participante do Programa de Habilitação e Reabilitação para Deficientes Visuais de uma universidade pública do interior de São Paulo. Para coleta de dados, foi utilizado a Avaliação da Visão Funcional e do Desenvolvimento Infantil, roteiro de avaliação que permite registrar o desempenho infantil e o comportamento visual da criança cujas respostas são motivadas por diferentes estímulos
visuais. Verificou-se que por meio da avaliação da visão funcional foi possível conhecer as condições que favorecem a habilidade da criança em utilizar funcionalmente sua visão e os recursos sensoriais remanescentes, destacando a importância das adaptações materiais e ambientais que favorecem a interação da criança com o meio externo. Os achados foram relevantes para orientação aos pais a respeito das habilidades da criança e a compreensão dos diferentes meios de estimular o uso da visão funcional nas atividades cotidianas. Por fim, complementar à avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, constatou-se a relevância da avaliação da visão funcional de crianças com deficiência visual como parâmetro norteador da intervenção em Terapia Ocupacional.

Publicado

2014-09-02

Cómo citar

Favilla, M., Cruz, A. F. I., Martins, P., Arruda, S. M. C. de P., & Gagliardo, H. G. R. G. (2014). Avaliação da visão funcional de uma criança prematura com cegueira congênita / Functional vision assessment of a premature child with congenital blindness. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 22(2), 429–434. https://doi.org/10.4322/cto.2014.064

Número

Sección

Relato de experiencia