Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools
Abstract
A tecnologia assistiva é uma área de conhecimento em expansão no Brasil. Sua utilização na escola podeauxiliar alunos com deficiência no desempenho de tarefas importantes para a participação em diferentes atividades.O presente trabalho teve como objetivo relatar a utilização dos produtos assistivos como auxílio no desempenhoescolar de alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino de São Carlos, SP. Baseou-se na análise deuma ação extensionista desenvolvida durante o ano de 2010. Participaram do projeto 13 alunos com diversos tiposde deficiências. As intervenções foram realizadas com base na avaliação School Function Assessment, feita com asprofessoras a fim de conhecer as dificuldades dos alunos. Também foi feita a observação dos alunos na realização detarefas escolares. Foram confeccionadas 47 adaptações, entre engrossadores, argolas para zíper, planos inclinados,pranchas de comunicação, tapetes antiderrapantes, dentre outros. Além das adaptações foram realizadas orientações arespeito do uso dos dispositivos para os professores e responsáveis pelos alunos. Acredita-se que o projeto beneficiouos alunos participantes, pois proporcionou um maior desempenho escolar e melhores condições para a sua inclusãoescolar. Ainda, com a participação de alunos da graduação em Terapia Ocupacional o projeto possibilitou o lidarcom reais questões da inclusão escolar e intervenções, dessa forma, aproximando a teoria da prática. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.006Downloads
Published
2013-04-29
How to Cite
Plotegher, C. B., Emmel, M. L. G., & Cruz, D. M. C. da C. (2013). Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 21(1). Retrieved from https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728
Issue
Section
Dossiê: Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva
License
Copyright (c) 2013 Brazilian Journal of Occupational Therapy
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.